domingo, 21 de agosto de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA PRA COMEÇAR...



O QUE É?
Um cupcake é um bolo pequeno criado para satisfazer uma pessoa. Tal como acontece com bolos maiores, coberturas e outras decorações são comuns nos cupcakes.
DE ONDE VEIO?
O cupcake surgiu nos Estados Unidos no século 19, e foi revolucionário por causa do tempo gasto na cozinha.
A primeira menção de cupcake pode ser observada já em 1796, quando uma anotação de receita de “bolo para ser assado em xícaras pequenas” foi escrita em “American Cookery” de Amelia Simms. A primeira documentação de cupcake foi em “75 Recibos de Pastelaria, Bolos e Doces” em 1828 no livro Eliza Leslie Receipts.
Na Inglaterra, no entanto, eles são conhecidos como “fairy cake” (bolo de fadas) porque têm o tamanho perfeito para um grupo de fadas desfrutas agradavelmente.
Segundo a Food Timeline Web, historiadores de alimentos ainda têm de identificar exatamente de onde o nome “cupcake” é originário. Há duas teorias: uma de que os bolos eram assados originalmente em xícaras, outra de que os ingredientes usados para o bolo eram medidos por uma xícara.
No início, os cupcakes eram chamados, às vezes, de bolo 1-2-3-4, porque era fácil de lembrar as medidas dos ingredientes usados na receita original: 1 xícara de manteiga, 2 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha de trigo, 4 ovos, 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de soda.
Se os cupcakes eram feitos em xícaras, por medidas ou por número, a mudança para a medição de peso foi de fato uma das mais importantes, de acordo com “A Enciclopédia Oxford de Comida e Bebida”. Ela também passa a explicar que o nome “cup” (xícara) tinha um duplo sentido, pois a prática da panificação em pequenos recipientes, ná época, era feita em xícaras de chá. Este é o uso que tem persistido, e o nome “cupcake” agora é dado a qualquer bolo pequeno que seja igual ao tamanho de uma xícara de chá.
Cupcakes eram convenientes porque assavam muito mais rápido que os bolos maiores. Levava muito mais tempo assar um bolo de tamanho maior em um forno a lenha, e o produto final era frequentemente queimado. A tendência era assar os bolos em xícaras de barro ou em latas onde os bolos eram mais assados uniformemente.
Demorou algum tempo para os cupcakes tornarem-se como os conhecemos hoje. Forminhas de papel não eram utilizadas até pouco depois da Primeira Guerra Mundial. E o comércio de cupcakes chegaram ao mercado pouco antes da Segunda Guerra Mundial.
Muitas pessoas associam cupcakes com a popularidade do lar da década de 1950 e 1960, embora isto seja um mito. Cupcakes não eram tão populares durante este período quanto são hoje. É mais provável que os adultos americanos e ingleses os associem com memórias de infância.
Desde sua criação, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop no mundo da culinária. Eles geraram dezenas de docerias dedicadas inteiramente a eles. Enquanto o chocolate e a baunilha permanecem clássicos favoritos, sabores extravagantes como o merengue de limão e doce de leite com nozes podem ser encontrado nos menus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário